domingo, 16 de dezembro de 2012

O belo Peixe Betta


O belo Peixe Betta




Saiba como cuidar do seu peixinho betta e prolongue a vida do animal!!!

 

 

Por causa da beleza, o peixe betta é muito procurado para aquários domésticos. Poucos sabem, no entanto, do que ele realmente precisa para nadar de forma saudável. À primeira vista, o peixe betta nem é tão exigente: três bolinhas de ração específica bastam para matar sua fome. O aquário não precisa ser imenso, nem ter filtros de limpeza.

Só um detalhe é fundamental e pouca gente cuida disso: para que esse peixe com fama de brigão viva bem, ele deve se sentir em casa. Ou seja, como o betta veio dos arrozais do Tibete, o aquário deve imitar esse ambiente com algas, pedras e areia. "Quando deixado só na água, sem nada, o peixe pode se estressar, desenvolver doenças e até morrer", diz o especialista Luiz Fernando Duboc.







Por que o peixe betta precisa ficar sozinho?

Não caia na besteira de lhe arrumar um companheiro - ou companheira. O betta só fica bem na solidão. Todo o cuidado com a convivência é pouco até mesmo na hora de reproduzir. "A fêmea deve ser colocada dentro de um vidro com água e esse recipiente, por sua vez, deve ficar mergulhado no aquário", ensina o biólogo Guilherme Abbad Silveira, de Brasília. Ele vai ficar batendo no vidro enquanto se acostuma com a ideia de ter a outra por perto - e essa distância é mantida por algum tempo.

O encontro amoroso é rápido, sem dar tempo para desentedimentos. Assim que a fêmea desova, precisa ser retirada do aquário. É o macho que, então, constrói o ninho na superfície, produzindo bolhas com muco que servirão de abrigo para os filhotes. Não se assuste: o aquário até vai parecer sujo. A limpeza, nesse período de dois dias, deve ser feita com uma espécie de aspirador próprio, capaz de retirar impurezas só do fundo, sem comprometer o ninho. Aliás, mesmo quando o betta não se prepara para ser pai, o aquário deve passar por uma faxina três vezes por semana. Nessas horas, o certo é preservar parte da água para não alterar o pH, trocando só o restante.

"Tudo isso é muito importante para prolongar a vida do animal", garante Luiz Fernando Duboc. O cuidado com a moradia do seu novo amigo é o mais importante. Afinal, tudo é controlado pela água, e a queda da sua qualidade pode mexer com as condições fisiológicas do bicho. "Quando vive em um aquário com todos esses cuidados, o peixe se torna mais bonito", afirma o biólogo Alberto Carvalho Peret.






Conheça a espécie:


Nome científico:
 Betta splendens
Nome popular: Betta
De onde veio: dos arrozais do sudeste asiático, especialmente aqueles na região do rio Mekong, no Tibete
Características: o macho é normalmente maior e tem uma cauda que se abre quando se sente ameaçado. A fêmea tem uma cauda comum, relativamente pequena

O aquário ideal
 :

. Dimensões: 15 cm (comprimento) X 12 cm (largura) X 12 cm (altura)
. Água: 25% filtrada e o restante turva. Ou seja, só troque um quarto da água do aquário a cada limpeza
. Para completar: areia fina, algas e pedrinhas, que imitam seu habitat.


Como construir um aquário?



Projecto

É essencial que projecte o aquário em papel. Calcule todas as medidas, tendo em conta os mais ínfimos aspectos, inclusive a espessura do vidro. Se, por exemplo, esta for de 5 mm, à largura pretendida para a base terá de acrescentar mais 1 cm, proveniente da soma da espessura dos vidros frontais. Se isto não for tido em conta, os referidos vidros não encaixarão.

 
 
 
 
 
Material

Nesta primeira fase, vai precisar de vidros, um tubo de cola à base de silicone, uma seringa, um pano de flanela, álcool e uma pedra de polir. O vidro pode ser de qualquer tipo, desde que respeite as espessuras mínimas, para que, quando sujeito à pressão da água, o aquário não se parta. Alguns exemplos: para um aquário de 40 x 30 x 30 cm o vidro terá de ser de 3 mm de espessura; 100 x 60 x 50 = 7,5 mm; 150 x 80 x 70 = 17 mm. Para montar o aquário, vai precisar de sete painéis de vidro: fundo, frente, traseira e laterais. Tenha especial atenção ao corte dos painéis, lembre-se de que qualquer imperfeição pode dificultar, ou mesmo impedir, a colagem dos mesmos. Em relação à cola, dê preferência às de secagem rápida, indicadas para aquários. A seringa servirá para aplicar a cola. O pano de flanela vai ser-lhe útil para limpar as mãos e o aquário, com a ajuda do álcool, que desengordurará os vidros. A pedra vai servir para polir as arestas dos painéis, a fim de evitar acidentes.

Preparação dos vidros

Antes de iniciar a colagem, faça o polimento dos bordos, ou arestas, para evitar eventuais ferimentos. Depois, limpe-os com o pano de flanela embebido em álcool, para que a cola adira melhor.

 
 
 
 
 
 
Colagem

Para facilitar a colagem, e se a cola não possuir um aplicador, coloque-a dentro da seringa. Para colar os vidros, faça um cordão de cola na extremidade da face de um deles e aproxime a borda do outro. Inicie a colagem pelas laterais, colando-as uma a uma, formando um rectângulo. Utilize um esquadro para garantir que as paredes do aquário formam um ângulo de 90° entre si. Aguarde o tempo indicado para a secagem. Depois, cole o fundo, fazendo um cordão de cola ao redor do vidro, e coloque o rectângulo formado pelas laterais sobre este. Faça novo cordão de cola no perímetro interior, para reforçar a colagem lateral. À medida que for aplicando a cola, passe o dedo, para conseguir um melhor acabamento e uma colagem mais uniforme.

Teste

São necessárias, no mínimo, 24 horas para garantir uma boa secagem. Findo este tempo, teste o aquário com água. Se observar algumas fugas, esvazie-o e reforce a colagem onde for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário