quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

‘Flores e Folhagens’


‘Flores e Folhagens’ 


Ajuga
A ajuga é uma planta perene da família Lamiacea, a mesma de muitas ervas culinárias como alecrim, menta e o orégano. É bastante utilizada como erva medicinal e é conhecida sua capacidade de ajudar a estancar sangramentos.
Em nosso país é utilizada como planta ornamental pela beleza de sua folhagem bem escura que se alastra bastante horizontalmente formando um carpete. Cresce em quase todo tipo de solo, mas prefere locais úmidos com boa drenagem e na meia sombra ou sombra total.
Apesar das flores roxas da Ajuga serem de pouca importância ornamental, pode ser muito decorativas na Primavera, porém para a floração ser plena é preciso um período de vernalização (pelo menos 5 semanas de temperaturas baixas, em torno de 5°C). Como no Brasil são pouquíssimos lugares capazes de fornecer essas condições, por aqui as flores aparecem esparsas e sem causar grande efeito. Ocorrem ainda variedades com flores róseas, avermelhadas e brancas.
Deve ser cultivada sob meia-sombra ou sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Sob sol pleno, fica com as folhas pequenas e muitas vezes queimadas, mas floresce com mais abundância. Pode se tornar invasiva em algumas situações. O ideal é que seja plantada em canteiros com delimitadores subterrâneos.
Sua multiplicação pode ser feita por  sementes, estacas e mais facilmente por divisão das mudinhas que se formam entorno da planta mãe.
Dia-de-Chuva
sinos-irlandeses
Os sinos-irlandeses são plantas que apesar do nome são originárias da Ásia (mais especificamente da Síria, Cáucaso e Turquia), e não da Irlanda. Também são chamados de molucela, morucela e sino-da-irlanda e seu nome científico é Molucella laevis. Ele parece um cruzamento de duas plantas bem conhecidas: da hortelã com a lavanda, e isso é verdade.
Suas folhas são simples, arredondadas, com longos pecíolos, margens serrilhadas e nervuras salientes. As suas flores brancas são discretas e perfumadas e são protegidas pelos cálices em formato de sino, de cor verde esmeralda. O sino-irlandês é muito utilizado para a formação de maciços e bordaduras, pois ele dá um belo efeito verde monocromático. Muitas vezes a sua pequena flor pode se confundir com a cor verde do arranjo, e como a flor se encontra dentro dos seus cálices em formato de sino, podem passar despercebidas.
Eles são plantas que florescem apenas uma vez ao ano e suas flores possuem o formato de um sino. Os sinos-irlandeses brotam com facilidade e demoram de 10 a 30 dias para germinar. É importante cobrir as sementes de água por algumas horas antes de plantá-las. Semeie no final do inverno e cubra as sementes com uma fina camada de terra, pois elas necessitam de luz para germinar. As suas sementes pretas e triangulares.
São plantas que gostam de temperaturas amenas e clima tropical e subtropical e dificilmente são encontradas ou até conseguem sobreviver quando plantadas em climas diferentes dos citados anteriormente. Gosta de luminosidade e bastante luz, mas não tolera calor excessivo e por isso a região Nordeste do Brasil é um local em que você não vai ver esta planta, a menos que seja em ambientes refrigerados artificialmente. Para que fique sempre saudável e bonito, plante o sino-irlandês em um solo que tenha boa drenagem e seja fértil. Adubações periódicas ajudam no processo de floração.
Como Cuidar
Procure regar sempre o seu sino-irlandês, mas não faça isso demais, pois ele não gosta de muita umidade. Pode ser plantada em vasos de interiores e de exteriores, mas é bom lembrar que esses vasos devem ter furinhos para que a água em excesso possa escorrer. É uma planta que aprecia a boa ventilação do local para se manter bem.
Essa planta possui um ciclo de vida anual e pode alcançar 30 centímetros as suas inflorescências. O sino-irlandês tem a fama de trazer boa sorte, e seus ramos floridos geralmente são utilizados para fazer arranjos florais frescos ou secos. Ele é ótimo para combinar com flores de outras cores, em especial as roxas, combinando bastante. Ao final do ciclo, ele vai adquirindo uma tonalidade branca, até ficar completamente seco.
janel4
cestos-de-ouro
Trata-se de uma planta cujas flores parecem douradas, e isso as fazem muito atrativas. Estas flores começam a aparecer na Primavera, e a cor, tal como o nome indica, é amarelo ou dourado. Seja qual for a espécie, a cor dourada é predominante.
Pela sua cor, esta planta é muito apreciada por quem tem um jardim (e não só). O seu tamanho não ultrapassa os 30 centímetros e também pode ser posta em potes e vasos para se ter dentro de casa. Esta planta pela sua cor traz muita alegria.
Apesar de tudo, a cor não atrai só as pessoas como também abelhas, pelo que se tiver estas flores dentro de casa tenha cuidado para elas não entrarem. É preciso ter algum cuidado com o calor intenso ou mesmo a chuva em abundância.
Aqui ficam algumas fotos de cestos-de-ouro para que possas apreciar a beleza e o encanto da cor e das flores em si. Apostamos que assim que vires estas fotos, vais também querer pelo menos um vazo com estas flores magníficas.
O cesto-de-ouro é uma planta bem conhecida como por colchão-dourado, tufo-dourado e álisso-amarelo. É originária da Europa e da Ásia.
É uma florífera de ciclo de vida perene, que produz abundantes e delicadas flores douradas. Suas folhas são verde acinzentadas e dispostas em roseta. As suas flores surgem na Primavera, são retas, ramificadas e formadas por numerosas flores amarelo-douradas na espécie mais típica. Podemos encontrar variações com as flores amarelo-limão (“citrina”), flores sobradas (“flore-pleno”) e flores abricó (“sunnyborder abricot”).
Essa é uma planta de cor vibrante que consegue alegrar qualquer ambiente que esteja meio “apagado”. Seu porte é rasteiro e pode alcançar de 15 a 30 cm de altura e é  bastante indicada para a composição de maciços e bordaduras, mas também fica muito bonita quando plantada em vasos, pois o seu estilo pendente fica em evidência e desta forma esta planta é bem usada na decoração de ambientes empresariais, como hall de fábricas e empresas.
É ótima para ser usada em jardins rochosos, plantada nos vãos de escadas e em muretas baixas. As flores atraem abelhas e borboletas, tanto pelo seu perfume quanto pela sua cor.
Deve ser cultivada em sol pleno, pois gosta de extrema luminosidade. O solo deve ser arenoso, fértil, bem drenável, adubado com matéria orgânica e regado periodicamente. Gosta muito do frio e aprecia climas subtropicais e mediterrâneos. Tolera bem período de estiagem, se não forem muito longos. O cesto-de-ouro é uma planta que não suporta o calor excessivo e muita umidade, por isso cuidado para não encharcar a terra quando for regá-la. Após a época da floração, deve-se fazer uma poda para que ela floresça novamente. Pode ser multiplicada através de sementes ou por divisão da ramagem enraizada.
Muitas vezes ao redor de uma planta surgem novas mudas, semeadas naturalmente. É uma planta que fica bem em vasos dentro de casa, só tome cuidado para que não entrem insetos atraídos por ela. Ela precisa ser poupada do calor intenso e da chuva em excesso.
O cesto-de-ouro é ornamental e muito usado em projetos de paisagismo. Ela é uma das espécies mais práticas, pois como não é muito grande e nem se expande muito, pode ser aproveitada de várias formas e em diversos lugares.
janel354
varanda-com-flores-8
Espaço restrito, muito vento, pouco sol… sim, quem mora em apartamentos sabe o quanto difícil manter plantas bonitas e floridas na varanda. Mas nem tudo está perdido! Sabendo cultivar as espécies adequadas, dá para levar a primavera para o apartamento e aproveitar a mais bela estação do ano!
As flores são capazes de enfeitar os ambientes residenciais, deixando-os mais alegres e frescos. A varanda se destaca como um dos espaços mais beneficiados com o cultivo, afinal, ela se torna mais acolhedora e leva para dentro da casa um pouco do encanto da natureza.
Apesar de todas as vantagens de decorar com flores, acaba sendo complicado definir quais as espécies mais indicadas, sobretudo para a varanda de um apartamento. O espaço é limitado, as condições de sobrevivência nem sempre favoráveis e as necessidades de cada planta cultivada precisam ser respeitadas para que elas possam florir.
Uma das maiores dificuldades encontradas pelos moradores está em lidar com a manutenção. Algumas espécies são mais sensíveis do que outras e, em consequência, exigem mais cuidados com relação a regas, adubo e iluminação. Como a varanda nem sempre consegue simular o habitat natural de cada planta, é recomendado optar por espécies mais resistentes.
Como escolher flores para a varanda?Em primeiro lugar, determine quais as espécies de flores que vão se adaptar ao lugar com mais facilidade. Para obter esta informação, procure levar em conta as características da varanda, ou seja, sua exposição a fatores climáticos como sol, vento e chuva.
Um aspecto que influência na escolha das melhores espécies para a varanda é a estação, afinal, algumas plantas não ficam floridas durante o ano todo. Cada período do ano, sendo ele Verão, Primavera, Outono ou Inverno, tem as suas flores sazonais.
Aqui vão algumas dicas que vão “mudar a cara” da varanda do apartamento, levando toda a alegria e energia das flores
Numa varanda que recebe sol à tarde e muito vento:Amor-agarradinho (Antigonon leptopus)- plante numa jardineira encostada na parede e instale uma treliça para servir de suporte, pois a planta é uma trepadeira
Ipoméia rubra (Ipomoea) – instale uma treliça para apoio, pois tembém é uma trepadeira
Ixora (Ixora coccinea) – além de muito ornamental, esta espécie atrai pássaros
Fórmio (Phormium tenax) – plante numa jardineira horizontal e coloque junto à grade da varanda. Ela suporta bem ao vento.
Bromélias variadas – são bem resistentes, mas vão precisar receber o sol da tarde, por isso estude bem o local
Varanda onde há janelas e recebe o sol da tarde:Mini-ixora (Ixora chinensis ‘Nana’) – plante em vasos e instale onde receba o sol da tarde
Ripsális (Rhipsalis cassutha) – plante em vasos suspensos
Columéia (Columnea gloriosa) – plante em vasos suspensos
Flor-de-maio (Schumbergera truncata) – plante em vasos suspensos
Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) foto ao lado – plante em vasos
Orquídeas – em vasos, podem ficar no chão
Amarílis (Hippeastrum hybridum) – em vasos, podem ficar no chão
Dica: use vasos ou placas de fibra de coco para as plantas pendentes. O efeito é bem natural e fica muito charmoso
Varanda que recebe sol só pela manhã:Nandina (Nandina domestica) – plante em jardineira e instale junto à parede
Petúnia (Petunia sp) – plante em vasos suspensos e coloque onde não receba vento
Gerânio pendente (Pelargoniumpeltatum) foto ao lado – plante em vasos suspensos
Varanda com muito vento:Ligustro (Ligustrum sinense) – vai bem até à meia-sombra e recebe bem as podas de formação
Eugênia (Eugenia myriophylla) - a folhagem é mais vistosa que as flores e recebe bem podas de formação
Varanda que não recebe sol, mas com boa luminosidade:Flor-de-maio (Schumbergera truncata) – plante em vasos suspensos
Peperômia (Peperomia obtusifolia) – plante em vasos suspensos
Asplênio (Asplenium) – plante em vasos
Luz-de-esperanca_947
photo
Planta muito apreciada devido à sua folhagem ornamental. Ela apresenta folhas grandes, rajadas ou pintas, com duas ou mais cores e tonalidades de branco, verde, rosa ou vermelho. As inflorescências têm importância ornamental secundária e são muito parecidas com as do lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi), sendo brancas ou esverdeadas e podem ser pintadas como as folhas. A floração ocorre no Verão. Também é conhecida pelos nomes de caládio, tajá, taiá e coração-de-jesus.
Há mais de 1000 variedades de tinhorão atualmente, algumas são mais indicadas para o jardim e outras devem ser cultivadas em ambientes internos. Prestam-se para a formação de maciços e bordaduras, além de vasos e jardineiras. Durante o Inverno o tinhorão entra em repouso e aparenta estar morto, mas emite novas brotações na Primavera. Neste período as adubações devem ser suspensas e podemos remover os bulbos e guardá-los em local seco, sombreado e fresco.
O tinhorão também é considerado uma planta muito tóxica, devido a presença de cristais de oxalato de cálcio e saponinas em suas folhas. O contato com destas substâncias com os olhos, mucosas e pele pode provocar intensa ardência, inflamação e vermelhidão. A ingestão pode provocar edema de glote e consequente asfixia e morte. Deve estar longe do alcance de crianças e animais domésticos.
Devem ser cultivados sob luminosidade difusa, pleno sol ou meia-sombra, de acordo com a variedade. Em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. O tinhorão aprecia a umidade, mas não tolera o encharcamento.
janela 2945
flores-angelicas
Planta bulbosa de flores brancas e perfumadas. Suas folhas são longas, estreitas e de cor verde, formando moitas semelhantes a capim. O florescimento ocorre no final do Verão e Outono, com numerosas flores que são cerosas, pequenas, de cor branca ou levemente rosada e liberam um delicioso e intenso perfume à noite.
Elas se abrem gradativamente da base da inflorescência ao topo. Também podem ser simples ou dobradas, de acordo com a variedade.
A angélica é um mimo no jardim. Ela é apropriada para compor pequenos maciços, bordaduras e plantios intercalados com outras plantas, além de fornecer uma ótima opção de flor-de-corte.
Com seu perfume envolvente e beleza, é indicada para adornar caminhos e áreas de convivência, como varandas, pátios ou simplesmente próximo a portas e janelas. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Convém arrancar os bulbos após a folhagem secar, para que repousem durante o Inverno em ambiente fresco e seco.
Os bulbos devem ser plantados no local definitivo, no início da primavera, em canteiros ou vasos bem preparados e fertilizados. Multiplica-se por separação dos bulbos.
e4d337ec
flox1
Origem: Estados Unidos
Nativa do estado do Texas nos Estados Unidos, a flox é uma planta de cerca de 30 cm de altura e apresenta ramagem densa, macia e folhas verde-claras em forma de lança. As flores surgem em pequenos buquês, e podem ser de diversas cores e formas, principalmente brancas, azuis, roxas, vermelhas ou róseas, com mesclas entre estas cores.
Elas ainda podem ser simples ou dobradas, de pétalas estreitas ou largas, lisas ou franjadas, de acordo com a variedade. A floração inicia-se no final do Inverno, atingindo seu auge na Primavera e se estende pelo Verão. São muito atrativas para as borboletas.
O flox presta-se para a formação de belos maciços em gramados, ou como bordadura, além de ser muito plantada em vasos. Deve ser cultivada em solos férteis e ricos em matéria orgânica, sempre a pleno sol.
As regas devem ser regulares, mas sem encharcamento. Aprecia o frio e não tolera temperaturas muito quentes, desidratando-se com facilidade.
Sua multiplicação é feita por sementes, postas a germinar no outono em ambientes protegidos.
bird22
goivo1
Nome Popular: Matióla, Goivos, Goiveiros, Goiveiro-da-rocha, Goiveiro-encarnado, Goivo-encarnado
Família: Brassicaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Europa, África e Ásia
O goivo é uma, florífera, nativa da região mediterrânea. Seu porte é pequeno, atingindo cerca de 45 cm de altura em média. As flores surgem na Primavera, em inflorescências eretas e terminais. Elas podem ser simples ou dobradas e de diversas cores, desde o branco, rosa, vermelho até o violeta, com diversas tonalidades intermediárias. Seu fruto é do tipo síliqua e apenas os espécimes de flores simples os produzem, mas das sementes se originam plantas de flores simples e dobradas (As plantas de flores dobradas são estéreis).
Planta própria para bordaduras e maciços, o goivo é uma planta graciosa e rústica, com folhagem e floração decorativos. Além disso, suas flores são muito perfumadas e algumas variedades liberam seu aroma de maneira mais intensa à noite. As longas inflorescências também podem ser colhidas para utilização em buquês e arranjos florais, como flor-de-corte. Ainda podem ser plantadas em vasos e jardineiras, desde que bem drenáveis.
goivo
Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É recomendável fazer adubações mensais durante o período de crescimento e floração. Prefere solos arenosos a argilosos.
É capaz de tolerar curtos períodos de estiagem, mas não resiste a encharcamentos. Apesar de bienal, deve ser tratado como anual, pois perde a beleza com o tempo. A remoção das inflorescências velhas estimula um novo florescimento.
Aprecia o clima ameno, mas pode ser conduzido em estufas em regiões de clima temperado. Multiplica-se por sementes postas a germinar no final do Verão e no Outono.
bird3
Esporas-bravas – (Linaria triornithophora(L.) Willd.)
Família: Scrophulariaceae
Planta herbácea que pode durar mais de 2 anos, geralmente tem um só caule ereto ou ascendente, simples ou ramoso e que pode atingir entre os 50 cm a 1,30 m de comprimento. É uma planta nua (sem revestimento por pêlos) e tem uma cor cinzento-azulada.
As folhas encontram-se dispostas em verticilos afastados de 3 ou 4 folhas, têm uma forma lanceolada ou ovado-lanceolada, são agudas, isto é, as suas margens confluem no ápice, segundo um ângulo agudo e são sésseis e inteiras.
A inflorescência é um cacho frouxo, constituído por 3 a 25 flores inseridas todas no mesmo nó e sustentadas por pedicelos quase totalmente verticais, muito maiores do que as brácteas. A corola é personada, ou seja, o palato (amarelo) fecha a entrada do tubo do cálice (fauce), tem uma coloração violácea-clara ou rosado-lilacínea e possui, igualmente, um esporão comprido.
Na corola é, igualmente possível identificar uma simetria bilateral e as diferenças de constituição dos dois lábios: o lábio superior é bilobado e erecto, enquanto que o lábio inferior apresenta três lóbulos (trilobado).
O cálice é constituído por segmentos todos iguais, fendidos até à base e que têm a forma ovada-lanceolada e o androceu por 4 estames que não ultrapassam o tamanho do tubo da corola. O fruto é uma cápsula que encerra sementes de cor castanho-escuro.
A planta desenvolve-se geralmente em zonas úmidas e sombrias, especialmente em vales apertados de montanhas.
cachoei
tapeinoquilos
O tapeinóquilo é uma planta muito utilizada para decoração. O tamanho desta planta pode ultrapassar o tamanho de uma pessoa comum, podendo chegar até aos 2,5 m de altura, pelo que poderá ser um problema se pretende manter estar planta dentro de casa.
É nos períodos mais quentes que os tapeinóquilos florescem. Sendo uma planta tropical, as flores têm um aspecto muito peculiar mas que dão um toque de autenticidade a qualquer jardim. As próprias flores são de cor avermelhadas e o aspecto delas são semelhantes a certas plantas como o ananás.
Apesar de normalmente as flores apenas aparecerem a partir da Primavera, é possível ter flores todo o ano caso a planta seja fertilizada nesse sentido, resistindo assim aos períodos de maior frio. É também possível colher algumas das flores para efeito algo, como um cesto.
Para quem pretende manter esta planta por inteiro, terá de saber que ela dará um toque muito tropical ao jardim. Se não tiver outras plantas tropicais no jardim, ela será a estrela do jardim.
585706q53cm0zj7x

Nenhum comentário:

Postar um comentário