segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

As 5 flores mais caras do mundo


As 5 flores mais caras do mundo

As flores são consideradas um dos presentes mais simbólicos e românticos para oferecer a alguém numa ocasião especial. Atualmente, existem vários tipos de flores que podem ser cultivadas, quem sabe para oferecer, como as flores tropicais, as flores em bolbo, as flores perenes, entre outras. No entanto, o que determina o preço de uma flor é a sua raridade e dificuldade em ser encontrada. Saiba quais são as 5 flores mais caras do mundo e compreenda o porquê de serem tão valiosas.

5. Flor de açafrão (Saffron Crocus)

Flor de açafrão (Saffron Crocus)
A flor de açafrão (Saffron Crocus) não é propriamente uma flor rara ou dispendiosa, pois o seu bouquet poderá custar tanto como um bouquet de rosas. Contudo, o que diferencia esta flor das demais é o fato dos seus estames (órgãos masculinos das plantas que produzem flores) serem cultivados para fazer o açafrão, a especiaria mais cara do mundo. A produção de um quilograma de açafrão exige a plantação de aproximadamente 150.000 flores e custa cerca de 725 euros / 1.640 reais.

4. Orquídea Dourada de Kinabalu

Orquídea Dourada de Kinabalu
A Orquídea Dourada de Kinabalu é uma espécie de orquídea em vias de extinção que só pode ser encontrada numa pequena área cercada do Parque Nacional de Kinabalu, na ilha de Bornéu, na Malásia. Esta flor é extremamente rara e é por isso que custa aproximadamente 3.620 euros / 8.176 reais. Este tipo deorquídeas podem demorar 15 anos a florescer e as suas folhas são de uma beleza extraordinária. É de realçar que as suas pétalas são verdes e têm manchas vermelhas, ao passo que o seu caule poderá conter até seis flores na horizontal.
A Orquídea Dourada de Kinabalu prospera em locais húmidos ou com muita água e floresce na estação da primavera, nomeadamente no início do mês de março ou de abril para quem se encontra no Hemisfério Norte, ou setembro e outubro para quem está no Hemisfério Sul.

3. As flores que fazem parte do bouquet de casamento mais caro do mundo

bouquet de casamento mais caro do mundo está em exibição no 6º piso do edifício Plaza Ruby, em Hanói, no Vietname e custa cerca de 97.072 euros / 219.250 reais. Ele é composto por orquídeas brancas, lírios brancos, damas-da-noite e a raiz de um ficus com mais de 100 anos de idade. No entanto, o seu valor astronómico não se deve apenas às flores que o constituem, mas também às 90 pedras preciosas, aos 9 diamantes e ao rubi de 21,6 quilates em forma de estrela que incorpora. Este é o bouquet de casamento que todas as noivas gostariam de manter para sempre, não só pela beleza das suas flores mas, principalmente, pelo valor dos seus extras.

2. Orquídea Shenzhen Nongke

Orquídea Shenzhen Nongke
A Orquídea Shenzhen Nongke é uma flor que foi produzida pelo grupo chinês Shenzhen Nongke e surgiu como fruto de 8 anos de pesquisas e de investigações na área das ciências agrícolas. No ano de 2005, esta flor foi vendida num leilão a um comprador anónimo pela módica quantia de 193.150 euros / 436.255 reais. Trata-se da flor mais cara de sempre a ser produzida pelo homem.

1. Flor Kadupul

Flor Kadupul
A Flor Kadupul figura como a flor mais cara do mundo, apesar de nunca ter sido vendida por valores superiores às outras aqui apresentadas. Isto acontece porque o seu preço é simplesmente incalculável. Esta flor é tão rara e tão frágil que vive apenas algumas horas e depois morre. Ela é oriunda do Sri Lanka, floresce por volta da meia-noite e morre durante a madrugada. Devido à sua extensão de vida incrivelmente curta, a flor Kadupul adquiriu um estatuto mítico e especial, sendo por isso uma das flores mais desejáveis e valiosas em todo o mundo.

2 comentários: